O que são “dados pessoais”?
De acordo com o artigo 4º do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), os “Dados Pessoais” são informação relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável («titular dos dados»); é considerada identificável uma pessoa singular que possa ser identificada, direta ou indiretamente, em especial por referência a um identificador, como por exemplo um nome, um número de identificação, dados de localização, identificadores por via eletrónica (Email) ou a um ou mais elementos específicos da identidade física, fisiológica, genética, mental, económica, cultural ou social dessa pessoa singular.
Quem tem a responsabilidade sobre o tratamento dos seus dados pessoais?
Ao ser hóspede da unidade hoteleira “Hotel Luso Brasileiro” a entidade responsável pelo tratamento dos seus Dados Pessoais é:
Empresa: Vieira & Filhos, Lda
NIF: 500298688
Morada: Rua da Alegria, Nº 3 4490-494 Povoa do Varzim
Registo Nacional de Turismo (RNET): nº 705 – Hotel Luso Brasileiro
Telefone: +351 252 690 710
Email: info@hotellusobrasileiro.pt
Porque são recolhidos os seus dados pessoais?
Os seus Dados Pessoais são recolhidos para efetuar a sua reserva no nosso hotel. São de carácter obrigatório a recolha dos seguintes dados:
“Nome” (1)
“Email” (1)
“Telefone” (1)
“Nome de Facturação” (2)
“Número de Identificação Fiscal” (2)
“Morada de Facturação” (2)
“Informações sobre o cartão de crédito” (3)
“Número de documento de Identificação” (4)
“Data de emissão” (4)
“Local de emissão” (4)
“Validade” (4)
“Género” (4)
(1) – Obrigatório no momento da reserva por email, telefone ou via motor de reservas ou walk-in
(2) – Obrigatório para emissão de fatura no caso de contribuintes Portugueses e cujo montante a pagar seja superior a 1.000 € + IVA
(3) – Obrigatório no caso de reserva através do motor de reservas e seleção do método “Cartão de Crédito” para processamento do payment gateway externo PayPal
(4) – Obrigatória a apresentação no check-in de documento de identificação para todos os hóspedes estrangeiros, para armazenamento de Dados Pessoais para posterior comunicação ao “Serviço de Estrangeiros e Fronteiras” (SEF)
Como são recolhidos os seus dados pessoais?
1. Através de um formulário no nosso motor de reservas (Pagamento)
2. Através de email ou telefone solicitado pelo nosso departamento de reservas
3. No check-in, através de “Boletim de Chegada” em papel ou suporte digital (tablet) ou scanner de documentos com interface com o software Property Management System
Como guardamos os seus dados pessoais?
1. No nosso software Property Management System (Newhotel)
2. Numa aplicação interna que faz a gestão do motor de reservas e com interface com o software Property Management System
3. Em formato de papel armazenado por tempo limitado numa divisão com acesso controlado
Se consentir a criação de um perfil de “cliente frequente”, como serão tratados os seus dados pessoais?
Os Dados Pessoais para fins de “Cliente Frequente”, nomeadamente, “Nome”, “Morada”, “Nº Contribuinte”, “Nº Telefone”, “Email”, “Data de nascimento” e “Histórico de estadias”, serão armazenados no nosso Property Management System por períodos de 1 ano (apenas renováveis com o seu consentimento expresso) e servirão para agilizar o processo de criação de nova reserva e adequação de condições preferenciais / cortesias resultantes de configurar um cliente fidelizado e também para prestar-lhe um atendimento personalizado e de qualidade.
Como poderá aceder aos seus dados pessoais?
Em qualquer momento, poderá ter acesso a todos os seus Dados Pessoais na nossa posse, através do contacto para o nosso “Encarregado de Proteção de Dados” pelo email info@hotellusobrasileiro.pt
Como poderá solicitar a portabilidade dos seus dados pessoais?
Em qualquer momento, poderá solicitar a transferência de todos os seus Dados Pessoais na nossa posse, através do contacto para o nosso “Encarregado de Proteção de Dados” pelo email info@hotellusobrasileiro.pt
Como poderá alterar ou pedir para eliminar os seus dados pessoais?
Em qualquer momento, poderá editar ou pedir para eliminar quaisquer dos seus Dados Pessoais na nossa posse, através do contacto para o nosso “Encarregado de Protecção de Dados” pelo email info@hotellusobrasileiro.pt
Durante quanto tempo são conservados os seus dados pessoais?
Os seus Dados Pessoais serão armazenados por períodos de 1 ano (apenas renováveis com o seu consentimento expresso). Na eventualidade de não obtenção do seu consentimento para a prolongação do armazenamento, os seus Dados Pessoais serão imediatamente eliminados em todos os suportes (papel ou digital).
Quem deverá contatar em caso de questões ou dúvidas sobre esta política?
Em qualquer momento, poderá contactar o nosso “Encarregado de Proteção de Dados” pelo email info@hotellusobrasileiro.pt para ver esclarecida alguma dúvida relativamente a qualquer aspeto relacionado com a Política de Privacidade do Hotel Luso Brasileiro.
Que entidade regula a lei de proteção de dados pessoais?
Em Portugal, nos termos do Regulamento (RGPD), a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) é a autoridade de controlo do cumprimento da presente lei, tendo também a missão de corrigir e sancionar possíveis irregularidades e incumprimentos.
Morada: Rua de São Bento, nº 148-3º 1200-821 Lisboa
Telefone: +351 213 928 400
Website: https://www.cnpd.pt/
Email: geral@cnpd.pt